Jornalistas especialistas em turismo se encontram em Gravatal

Aconteceu no dia 15 de maio no auditório do Hotel Internacional em Gravatal-SC,às 20 horas o 13º Fórum de Turismo promovido pela ABRAJET/SC.

Águas que purificam a economia

As águas já moveram muitos moinhos, moveram durante décadas as indústrias com a força do vapor.  Por toda existência do homem o acompanha matando sua sede e fazendo a sua higiene.  Estou em visita ao município de Gravatal-SC, detentor do prêmio  TERMATALIA /2018 de melhor água do Brasil e terceira melhor do mundo.  Aqui tudo gira em torno do turismo e das águas termais. O exame técnico destas águas revelou notável poder terapêutico, aqui se tem um “verdadeiro poço de saúde”.  Gravatal hoje tem aproximadamente 1600 leitos e recebe cerca de 500 mil turistas por ano. Enfim toda cidade gira em torno da água e de seus benefícios turísticos. Vale a pena visitar a região.

Gravatal aprendeu “bem” a lição

A proximidade com vários municípios e todos com uma vocação ao turismo natural, fizeram a cidade de Gravatal refletir que hoje é necessário aplicar os quatro verbos do turismo: Dormir, Comer, Passear e voltar. Com o tempo entenderam que o turismo tem que ser tratado como economia (Negócio) e não como simples lazer. Portanto tem haver orçamento do município para esta pasta (investimento de dinheiro público) evitando se pensar que dinheiro aplicado nesta área é despesa ( sem retorno). Hoje Santa Catarina tem quase 13% de sua arrecadação através do turismo. Por entender que a região precisa criar uma rede de comunicação entre o turista e as cidades, convidou os jornalistas da ABRAJET especializados em turismo e promoveu um City Tour por vários pontos turísticos de Gravatal e também nas cidades vizinhas. Durante o Fórum foi convidado 32 municípios vizinhos para pensar o turismo de forma coletiva e encontrar soluções que possam melhorar a curto prazo esta indústria tão necessária para o desenvolvimento de todos. Aqui em um raio de 50 quilômetros a região possui: A Serra do Rio do Rastro, o Frio do planalto, o Calor do litoral, a produção de Frutas, diversas praias,fonte de águas termais, fonte de água mineral, visita das baleias, santuários religiosos, gastronomia típica abundante, Canyons maravilhosos. Aprenderam que coletivamente podem oferecer variedades e quantidades de produtos ao turista e juntos se tornarem mais fortes.

 

Posse da nova diretoria da ABRAJET-SC  

Aconteceu na cidade de Gravatal-SC no dia 15 de maio no Hotel Internacional a posse e a primeira assembleia ordinária da diretoria gestão 2019/2021 legitimando assim como presidente da entidade os Jornalistas: Gilberto Gonçalves dos Santos, Vice-presidente: Maely Aparecida Ribeiro da Silva, Secretária: Silvia Novalski, 2ª Secretária: Tatiane Soares Dornelles, Diretor Tesoureiro: Adélcio Machado dos Santos, 2º Tesoureiro: Paulo Silva, Diretor de assuntos institucionais: Sandro de Mathia, Diretor de Patrimônio: Nereu Lopes de Lima, Conselho de Ética: Evandro Novak e Wilson Cesar Malinoski, Suplente do Conselho de Ética: Sandro de Mathia e Paulo Silva, Conselho Fiscal: Mauro Fiuzza e Carlos Alberto Alves, Suplente do Conselho Fiscal: Nereu Lopes de Lima e Wilson Cesar Malinoski. Nesta reunião foi analisado as proposições para sócio e tivemos três nomes aprovados, que são os Jornalistas: Orval Molina, Jerusa Soares Moreira e Daniela Niero.

 

13º Fórum de Turismo e Encontro da ABRAJET Nacional

Aconteceu no dia 15 de maio no auditório do Hotel Internacional às, 20 horas, o 13º Fórum de turismo promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, com a presença do Presidente da ABRAJET nacional Evandro Novak, do presidente da ABRAJET do Paraná Jean Feder, da ABRAJET do Rio Grande do Sul; José Carlos D’avila, do presidente da ABRAJET de Santa Catarina Gilberto Gonçalves e toda a sua equipe de jornalistas catarinense associados.  Estiveram também o prefeito de Gravatal-SC Edvaldo Bez de Oliveira, o Secretário de Turismo Antenor Turazi e sua equipe de diretores, além de outros convidados.  Durante o fórum todos os jornalistas foram convidados para participar do encontro Nacional da ABRAJET que acontecerá na cidade de Piratuba-SC com início dia 27 e término dia 30 de Junho com a presença de todas as seccionais do Brasil e com a reunião do conselho nacional da entidade.

Categories: Destaques,Turismo

Tags: ,,,,,